GP Lite

O pacote GP Lite é uma plataforma de nível básico para a operação de motores com injeção de porta. Este único produto pode ser configurado em uma variedade de complexidades, desde o controle de um motor simples de 4 cilindros naturalmente aspirado até um V8 biturbo. Os modos de sincronização do motor configuráveis acomodam a maioria dos sistemas de acionamento do motor modernos.
Estão incluídos vários recursos auxiliares, como interruptores de driver (mapa do motor, limite de impulso etc.), controle de lançamento e injeção de óxido nitroso de estágio único. O GP Lite também atende a muitos sistemas encontrados em veículos rodoviários modificados, como controle de impulso de circuito fechado e controle de combustível, e inclui duas saídas de controle auxiliares definíveis. O pacote não inclui acionamento por fio, controle de came variável ou controle de detonação.
Ele se integra perfeitamente a outros produtos MoTeC, como Display Loggers e Shift Light Modules.
Características
- Opera motores com injeção de porta de 1 a 8 cilindros (M130 ECU).
- Modos de sincronização de motor configuráveis para muitos tipos de motores comuns. Consulte a seção Modos de rotação do motor para obter detalhes atuais.
- O GP Lite pode detectar a posição da árvore de cames em motores de cames variáveis para sincronização, mas não fornece controle de cames variável.
- O assistente de configuração do TDC pode ser usado para definir os pontos mortos superiores em motores de fogo uniforme.
- O pino de saída de ignição configurável para cada cilindro permite sistemas de ignição de bobina no plugue ou faísca desperdiçada e distribuidor.
- Controle lambda de banco duplo suportado; requer LTC opcional com sensor Bosch LSU4.9 ou LTCN com sensor NTK.
- As configurações físicas para deslocamento do motor, densidade do combustível + massa molar, relação estequiométrica e características do injetor permitem uma partida simplificada do motor antes do ajuste.
- Ajuste fácil e rápido do motor usando o mapa de eficiência volumétrica do motor.
- Modelação da carga do motor com base na pressão do coletor de admissão e na temperatura do coletor de admissão.
- Calibrações de sensores disponíveis para muitos sensores automotivos comuns.
- Compensação transitória de combustível usando modelagem física de filme de combustível.
- Sistema nitroso com um estágio de ativação com compensações de combustível e ignição.
- Suporte de dispositivos MoTeC: Módulo de Luz de Mudança, Displays/Loggers
- Teste as configurações para a maioria das saídas, incluindo saídas de injeção e ignição, para facilitar a configuração.
- Controle de reforço de circuito fechado configurável do turbocompressor (usando uma saída de solenóide normal).
- Suporte de saída do ventilador de refrigerante.
- Suporte para ar condicionado com controle de saída comutado.
- Compensações da temperatura do líquido de arrefecimento para o limite de velocidade do motor, ponto de ignição, mistura de combustível, limite de sobrealimentação.
- Saída da bomba de refrigeração com controle PWM.
- Funcionalidade de pós-funcionamento da bomba de refrigerante, opcionalmente com saída adicional da bomba.
- Limitação da velocidade do motor com corte de ignição e/ou corte de combustível com interação definível.
- Saída comutada da bomba de combustível.
- Cálculo da temperatura de carga do motor, permite a correção da temperatura do ar de entrada (compensação do efeito de absorção de calor, etc.).
- Característica de chama obtida retardando o tempo de ignição para permitir o enriquecimento e a combustão pós-incêndio dos gases de escape.
- Sistema de controle de circuito fechado ocioso usando ignição e/ou solenóide de marcha lenta.
- Controle de bypass em marcha lenta com motor de passo suportado.
- Arranque assistido do motor com volume de combustível dedicado e compensações de ralenti durante o arranque do pedivela e pós-arranque.
- Segurança configurável para vários usuários.
- ECU pré-definida PODE transmitir dos canais comuns disponíveis.
- Interruptores configuráveis para controlar o tempo de ignição, a mira da mistura de combustível, o limite de reforço, a funcionalidade da chama e a injeção de nitro.
- Saída analógica do tacômetro com pino de saída configurável e escala.
- Uso de um sensor de posição do acelerador para um acelerador de cabo.
- Medição da velocidade do veículo usando sensores de velocidade do eixo traseiro e da roda.
- Sistema de aviso configurável com saída de luz e CAN.
- Suporta injeção de combustível sequencial e em lote.
- Aquisição e registro por GPS via CAN ou RS232.
- Entradas de pinos codificadas para reduzir a complexidade da configuração:
- AV1: Sensor de posição do acelerador
- AV2: Sensor de pressão de ar do coletor
- AV4: Sensor de pressão de combustível
- AV5: Sensor de pressão do óleo
- AT1: Sensor de temperatura do ar de entrada
- AT2: Sensor de temperatura do líquido de arrefecimento
- Udig1: Sinal de referência (da posição do virabrequim)
- Udig2: Sinal de sincronização (por exemplo, da posição da árvore de cames)
- 2 saídas auxiliares para controle PWM de atuadores adicionados:
- Tabelas de ciclo de trabalho usando rotação do motor e eixo de pressão do acelerador ou do coletor
- Ativação com base na pressão do coletor de admissão ou na velocidade do veículo
- A Saída Auxiliar 1 inclui tabelas para Compensação do Tempo de Ignição e Compensação do Volume de Combustível
- Canais opcionais para sensores adicionais via pino de entrada, incluindo:
- Pressão ambiente
- Interruptor de freio
- Temperatura do óleo do motor
- Lambda de exaustão via LTC, LTCN ou PLM para o Banco 1 e/ou 2
- Interruptores de interação do motorista
- Temperatura de exaustão (EGT) via amplificador de termopar TCA
- Sensores de velocidade da roda dianteiro/traseiro esquerdo/direito.
Modos de Rotação do Motor
A partir do Sistema M1 1.4.00.0058
- Bosch 140 40 36M1
- Bosch 140 40 Alternativo
- Bosch 60 120 180
- Árvore de cames um faltando quatro tempos
- Árvore de cames dois faltando quatro tempos
- Corvette C4 ZR1 – GM LT5 (1990 – 1995)
- Virabrequim 12P15 Dois Tempos
- Virabrequim Um Faltando Quatro Tempos
- Virabrequim Um Faltando Dois Tempos
- Virabrequim Dois Faltando Quatro Tempos
- Virabrequim Dois Faltando Dois Tempos
- Custom EJ20G – Subaru GC8 WRX e STi (EJ20G, EJ20K, EJ207 etc.) de MY95 – MY00 com a roda dentada do virabrequim MY01 (número da peça 13021AA141) – Nenhum Temporização de Válvula Variável
- Denso 270 90
- Denso 270 90 Magnético
- Ford Cosworth YB
- Ford Windsor – com sensor ‘PIP’ no distribuidor
- General Motors LS1 – (Gen 3 V8)
- General Motors LS7
- Gibson ZA348
- Sincronização de bicicletas Honda
- Honda CBR250RR
- Mercruiser 1075
- Multi Dente Quatro Tempos
- Multi Dente Dois Tempos
- Nissan RB26 – Nissan RB26 e outros motores de seis cilindros com gatilho óptico de 360 graus na árvore de cames
- Nissan SR20 – Nissan SR20, CA18DET e outros motores de quatro cilindros com gatilho óptico de 360 graus na árvore de cames
- Nissan One slot largo – Nissan RB30 e outros motores com gatilho óptico de 360 graus na árvore de cames
- Subaru EJ20G – Subaru GC8 WRX e STi (EJ20G, EJ20K, EJ207 etc.) de MY95 – MY00
- Suzuki K6A
- Toyota 1FZ FE – Toyota Landcruiser
- Toyota 1UZ-FE
- Volvo B4204T9
- Volvo B5244S
Exemplo de Pinagem
Conector M130 A — 34 vias
Conector de acoplamento: Tyco Superseal 34 Position Keying 1 – MoTeC #65044
Os itens em negrito são codificadosAlfinete | Designação | Nome completo | Pino OE | Função | Exemplo de uso |
---|---|---|---|---|---|
A01 | OUT_HB2 | Saída de meia ponte 2 | Atuador ocioso Stepper Fase A | ||
A02 | SEN_5V0_A | Sensor 5.0V A | |||
Resposta A03 | IGN_LS1 | Ignição do lado baixo 1 | Cilindro de ignição 1 saída | ||
A04 | IGN_LS2 | Ignição do lado baixo 2 | Saída do cilindro de ignição 2 | ||
A05 | IGN_LS3 | Ignição do lado baixo 3 | Cilindro de ignição 3 Saída | ||
A06 | IGN_LS4 | Ignição do lado baixo 4 | Cilindro de ignição 4 Saída | ||
A07 | IGN_LS5 | Ignição do lado baixo 5 | Cilindro de ignição 5 saídas | ||
A08 | IGN_LS6 | Ignição lateral baixa 6 | Cilindro de ignição 6 saídas | ||
A09 | SEN_5V0_B | Sensor 5.0V B | |||
Resposta 10 | BAT_NEG1 | Bateria Negativa | |||
Resposta 11 | BAT_NEG2 | Bateria Negativa | |||
Resposta 12 | IGN_LS7 | Ignição do lado baixo 7 | Nitroso Stage 1 Saída | ||
Resposta 13 | IGN_LS8 | Ignição do lado baixo 8 | |||
Resposta 14 | AV1 | Entrada de tensão analógica 1 | Sensor de posição do acelerador | ||
Resposta 15 | AV2 | Entrada de tensão analógica 2 | Sensor de pressão do coletor de admissão | ||
Resposta 16 | AV3 | Entrada de tensão analógica 3 | Sensor de temperatura do óleo do motor | ||
Resposta 17 | AV4 | Entrada de tensão analógica 4 | Sensor de pressão de combustível | ||
Resposta 18 | OUT_HB1 | Saída de meia ponte 1 | Atuador ocioso Stepper Fase A | ||
A19 | INJ_PH1 | Injetor de retenção de pico 1 | Saída do cilindro de combustível 1 | ||
Resposta 20 | INJ_PH2 | Injetor de retenção de pico 2 | Saída do cilindro de combustível 2 | ||
A21 | INJ_PH3 | Injetor de retenção de pico 3 | Saída do cilindro de combustível 3 | ||
RESPOSTA 22 | INJ_PH4 | Injetor de retenção de pico 4 | Cilindro de combustível 4 Saída | ||
A23 | INJ_LS1 | Injetor Lateral Baixo 1 | Atuador de Boost Normal | ||
A24 | INJ_LS2 | Injetor Lateral Baixo 2 | Saída da bomba de combustível | ||
A25 | AV5 | Entrada de tensão analógica 5 | Sensor de pressão do óleo do motor | ||
A26 | BAT_POS | Bateria Positiva | Tensão da bateria ECU | ||
A27 | INJ_PH5 | Injetor de retenção de pico 5 | Cilindro de combustível 5 Saída | ||
A28 | INJ_PH6 | Injetor de retenção de pico 6 | Saída do cilindro de combustível 6 | ||
A29 | INJ_PH7 | Injetor de retenção de pico 7 | |||
Resposta 30 | INJ_PH8 | Injetor de retenção de pico 8 | |||
A31 | OUT_HB3 | Saída de meia ponte 3 | Atuador ocioso Stepper Fase B | ||
A32 | OUT_HB4 | Saída de meia ponte 4 | Atuador ocioso Stepper Fase B | ||
A33 | OUT_HB5 | Saída de meia ponte 5 | |||
Resposta 34 | OUT_HB6 | Saída de meia ponte 6 | Embreagem do condicionador de ar |
M130 Conector B — 26 vias
Conector de acoplamento: Tyco Superseal 26 Position Keying 1 – MoTeC # 65045
Os itens em negrito são codificadosAlfinete | Designação | Nome completo | Pino OE | Função | Exemplo de uso |
---|---|---|---|---|---|
B01 | UDIG1 | Entrada digital universal 1 | Referência de velocidade do motor | ||
B02 | UDIG2 | Entrada digital universal 2 | Sincronização do motor | ||
B03 | AT1 | Entrada de temperatura analógica 1 | 1k Puxe para cima para SEN_5V_A | Sensor de temperatura do ar de entrada | |
B04 | AT2 | Entrada de temperatura analógica 2 | 1k Puxe para cima para SEN_5V_B | Sensor de temperatura do líquido de arrefecimento | |
B05 | AT3 | Entrada Analógica de Temperatura 3 | 1k Puxe para cima para SEN_5V_A | Pedido de Ar Condicionado | |
B06 | AT4 | Entrada de temperatura analógica 4 | 1k Puxe para cima para SEN_5V_B | Interruptor de mapa do motor | |
B07 | BATIDA 1 | Entrada de detonação 1 * | Interruptor de funcionamento do motor | ||
B08 | UDIG3 | Entrada Digital Universal 3 | Velocidade da roda | ||
B09 | UDIG4 | Entrada digital universal 4 | Eixo da cauda | ||
B10 | UDIG5 | Entrada Digital Universal 5 | Eixo da cauda da velocidade da roda | ||
B11 | UDIG6 | Entrada Digital Universal 6 | |||
B12 | BAT_BAK | Backup de bateria | |||
B13 | BATIDA 2 | Entrada de detonação 2* | Interruptor de habilitação nitroso | ||
B14 | UDIG7 | Entrada digital universal 7 | |||
B15 | SEN_0V_A | Sensor 0V A | |||
B16 | SEN_0V_B | Sensor 0V B | |||
B17 | CAN_HI | Barramento CAN 1 Alto | |||
B18 | CAN_LO | Barramento CAN 1 Baixo | |||
B19 | SEN_6V3 | Sensor 6.3V | |||
B20 | AV6 | Entrada de tensão analógica 6 | Banco de Sensores de Temperatura de Exaustão 1 | ||
B21 | AV7 | Entrada de tensão analógica 7 | Interruptor de limite de impulso | ||
B22 | AV8 | Entrada de tensão analógica 8 | |||
B23 | ETH_TX+ | Transmissão Ethernet+ | Ethernet Verde/Branco | ||
B24 | ETH_TX- | Transmissão Ethernet- | Ethernet Verde | ||
B25 | ETH_RX+ | Recepção Ethernet+ | Ethernet Laranja/Branco | ||
B26 | ETH_RX- | Recepção Ethernet- | Ethernet laranja |