Event Recorders

O ADR2 é o gravador de dados de acidentes de segunda geração da MoTeC. Ele registra dados críticos de acidentes com veículos, como acelerações laterais, longitudinais e verticais. Esses dados podem ajudar a entender melhor as forças em colisões de alto impacto e podem ajudar na avaliação médica dos motoristas.
O ADR2 captura no mínimo 30 segundos de dados por evento, incluindo 15 segundos imediatamente antes do acidente que desencadeou a gravação. Os impactos subsequentes estendem o tempo de gravação do evento. O dispositivo pode ser usado de forma autônoma ou em conjunto com outros dispositivos, como GPS, Display Logger ou ECU.
Características
- Limites configuráveis para acionar um evento – recurso protegido por senha
- Limites configuráveis para acionar a saída de luz médica – recurso protegido por senha
- Captura de dados pré-evento de 15 segundos
- Captura total de dados de eventos de no mínimo 30 segundos
- Suporte para luzes médicas e de status externas
- Entradas CAN e GPS para gravação de dados
- Energia de backup interna para continuar gravando se a energia for perdida
- Relógio em tempo real para cronometragem precisa
- A proteção por senha restringe os recursos selecionados apenas ao acesso à FIA
Detalhes Adicionais
Comunicações
- CAN para transmitir e receber dados especificados pela FIA
- RS232 para receber dados GPS
- USB para comunicação com o ADR2 Manager
Conectores
- 1 x conector Autosport de 13 pinos tamanho 10
Construção física e dimensões
- Tamanho da caixa: 86 mm x 45 mm x 25 mm
- Material da caixa: alumínio anodizado
- Classificação de proteção de entrada: IP66 / IP67
- Temperatura de operação: -40 a 85 °C
- Peso: 130 g
Poder
- Fonte de alimentação: 6 – 32 V
- Corrente: nominal 200 mA @ 12 V (com GPS externo), máximo de 1 A ao carregar a fonte de alimentação de backup
- Alimentação USB quando conectado ao PC (quando nenhuma outra fonte de alimentação estiver conectada)
- Fonte de alimentação de backup
- fornece energia por pelo menos 45 segundos de gravação contínua após a perda de energia do veículo
- recarrega em menos de um minuto após a aplicação da energia do veículo
Saídas de luz médicas e de status
Topologia: acionamento lateral alto do coletor aberto limitado atual
Carga externa: LED para GND ou entrada de nível lógico com resistor pull-down
Voltagem ligada: 5 V – Regulada
Tensão desligada: 0,3 V (com carga externa de 10k para o terra)
Tensão desligada: 2 V (aproximadamente, quando não conectado)
Limite de corrente: 20 mA
Polaridade reversa protegida
Feedback de diagnóstico de tensão
Operacional
- Registro de acelerações laterais, longitudinais e verticais a 3000 Hz
- Gravação de dados de aceleração filtrados CFC60 a 1000 Hz
- Resolução do canal de aceleração: 0,125G
- Gravação de canais CAN especificados pela FIA
- Dados de GPS registrados:
- Data e hora
- Latitude e Longitude
- Faixa de acelerômetros: -480G a +480G
- Sobrecarga dos acelerômetros: mínimo de 1800G
- Gravação pré-acidente: 15 segundos
- Registro total de eventos: mínimo de 30 segundos, estendido em impactos subsequentes
- Formato de saída de dados: CSV
Pinagem
Conector: 13 pinos Autosport tamanho 10 (AS 2 10-35 PN)
Conector de acoplamento: AS 6 10-35 SN
Alfinete | Função |
---|---|
1 | RS232 – receber |
2 | Saída de luz médica |
3 | CAN-alto |
4 | CAN-baixo |
5 | Saída de luz de status |
6 | Não utilizado |
7 | USB 5 V |
8 | USB D+ |
9 | USB D- |
10 | Não utilizado |
11 | Alimentação de 5 V (alimentação GPS) |
12 | Bateria positiva |
13 | Terra e USB 0 V |
Um único indicador LED RGB é visível no gabinete. É fornecido suporte para luzes médicas e de status externas.
Indicador LED RGB
Estado do dispositivo | Cor | Taxa de flash | Ciclo de trabalho [%] | Brilho [%] |
---|---|---|---|---|
Inicialização do firmware | DESLIGADO | |||
Evento armazenado* | VERMELHO | 4 Hz | 5% | 100% |
Evento de gravação | VERDE | 10 Hz | 50% | 50% |
Funcionamento normal (com a potência do veículo) | VERDE | Sólido | 100% | 50% |
Operação normal (com energia de backup interna) | VERDE | 2 Hz | 10% | 25% |
Carregamento da fonte de alimentação de backup** (na alimentação do veículo) | VERDE | 1 Hz | 20-100% | 50% |
Baixa potência | VERDE | 1 Hz | 10% | 5% |
Sem bloqueio de GPS (na energia do veículo) | VERDE | 1 Hz | 90% | 50% |
LARANJA | 10% | 100% | ||
Comunicações USB*** | CIANO | |||
Operação normal (com alimentação USB) | AZUL | Sólido | 100% | 50% |
Diagnostics | LARANJA | consulte Diagnóstico |
* Quando um evento é gravado, o LED mostra o evento armazenado até que o dispositivo seja desligado. Se o dispositivo estiver ligado e um evento gravado não tiver sido recuperado pelo ADR2 Manager, o LED mostrará Evento armazenado por 60 segundos.
** O ciclo de trabalho é igual ao nível de carga; ou seja, ciclo de trabalho de 20% = nível de carga de 20%.
Piscando para indicar o comando em andamento, por exemplo, atualização de firmware. Todas as operações normais são suspensas.
Diagnostics
Quando ocorre um erro, o indicador LED RGB pisca em laranja por 250 ms com 50% de brilho, DESLIGADO por 250 ms, repetido de acordo com o número do erro (consulte a tabela), seguido por uma pausa de um segundo.
Somente o erro de prioridade mais alta (número mais baixo) é exibido e isso continua enquanto o erro estiver ativo.
Erro | Número de intermitências |
---|---|
Falha no barramento CAN | 2 |
Sem quadros FIA CAN | 3 |
Falha na fonte de alimentação externa | 4 |
Sobre a temperatura | 5 |
Falha interna | 6 |
Informações adicionais sobre erros ou falhas internas podem ser encontradas na seção de canais de diagnóstico no software ADR2 Manager.
Luz de status externa
Estado do dispositivo | Estado de saída |
---|---|
Evento armazenado* | Piscando |
Energia do veículo conectada | EM |
Energia do veículo desconectada | DESLIGADO |
* Quando um evento é gravado, a luz de status pisca até que o dispositivo seja desligado. Se o dispositivo estiver ligado e um evento gravado não tiver sido recuperado pelo ADR2 Manager, a luz de status piscará por 60 segundos.
Luz médica externa
Estado do dispositivo | Estado de saída |
---|---|
Evento médico detectado desde que o dispositivo foi ligado | EM |
Nenhum evento médico detectado desde que o dispositivo foi ligado | DESLIGADO |
Conformidades
Este produto foi projetado para uso em um veículo. Como tal, este produto está em conformidade com os seguintes padrões:
- Diretiva 2014/30/UE: Compatibilidade eletromagnética; por aplicação do Regulamento UNECE n.º 10 (R10) Rev 6 de 20/11/2019.
Instalação
- Classificação IP (entrada de poeira e água)
Este produto é classificado como IP66 / IP67; É protegido contra a entrada de poeira, jatos de água potentes e os efeitos da imersão temporária em água.
Certifique-se de que o conector e a fiação relacionada também estejam protegidos contra a entrada de água. - Faixa
de temperatura operacional Este produto foi projetado para uma faixa de temperatura operacional interna de -40 °C a 85 °C. - Declaração
de vibração Este produto foi projetado para suportar vibrações típicas de instalações normais de veículos.
Segurança
- Para uma operação segura, use apenas sem danos.
- Em nenhum momento opere o dispositivo com fiação defeituosa, nua ou exposta.
- Deve ser exercida uma força mínima para conectar os conectores.
- Respeite o volume de alimentação normaltage limites conforme listado nas especificações.
Reparar
Não tente abrir e/ou reparar o dispositivo.
Para reparos, entre em contato e devolva o produto por meio do seu Revendedor Autorizado MoTeC local.
Disposição

Este produto deve ser descartado de acordo com os regulamentos nacionais relevantes para descarte de lixo eletrônico. Não contém materiais perigosos que possam estar sujeitos a regulamentos específicos de materiais. O produto contém uma bateria que pode ser removida após a abertura do produto; Dependendo dos regulamentos nacionais relevantes, pode ser necessário descartar a bateria separadamente.
Informações do fabricante
MoTeC Pty. Ltda.
- 121 Merrindale Drive, Croydon Sul,
- VIC 3136, Austrália.
- Telefone: +61 3 9761 5050
- Local na rede Internet: www.motec.com.au
- E-mail: admin@motec.com.au